Correio Popular Notícia






IFRO oferece formação profissional a mulheres carentes

Data da notícia: 29/02/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/2012229e.jpg[/IMG] (Da Redação) Aumentar a escolaridade e promover a geração de renda são as metas fundamentais de um projeto que está revolucionando a vida de muitas mulheres de comunidades carentes de Rondônia. Trata-se do Programa Mulheres Mil, implementado pela SETEC/MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação) e coordenado no Estado pelo IFRO (Instituto Federal de Rondônia). Na última segunda-feira (27), no Campus Porto Velho, cem mulheres iniciaram o Curso de Moda com uma aula magna no auditório do Instituto e 30 já estão frequentando desde o dia 16, o curso de Beleza e Estética no Campus de Ji-Paraná.
Em Porto Velho, as mulheres atendidas pelo projeto pertencem ao Distrito de São Carlos e da comunidade Belmont. Elas vão adquirir durante dez meses competências e conhecimentos em corte e costura. Mas o Mulheres Mil vai além de oportunizar uma profissão, pois o projeto oferece ainda aulas de matemática, português, direitos e saúde da mulher, artes, informática, práticas saudáveis e noções de empreendedorismo e associativismo. ?Essa é uma ação inovadora de transferências de tecnologia. Se alcançarmos as metas propostas estamos empoderando estas mulheres para o exercício da cidadania?, ressalta a coordenadora do projeto no IFRO, Marilise Doege Esteves.
A dona de casa, Gilcéia França, é uma das beneficiadas pelo Mulheres Mil. Mãe de três filhos e com marido sem renda fixa, ela revela que o curso vai trazer oportunidades de promover um ganho extra. ?O mais me interessou foi a questão do empreendedorismo, pois vou saber comercializar meus produtos e assim poderei aumentar o lucro para ajudar na renda familiar. Espero ao término, poder colocar em prática tudo que aprender e montar minha empresa?.
O Campus de Ji-Paraná foi o pioneiro na implantação do programa Mulheres Mil, quando em 2011 profissionalizou 40 mulheres com o curso de biojóias. A produção das alunas foi lançada na FEIRON (Feira Internacional da Indústria de Rondônia) ocorrida no mês de setembro do ano passado.
Para chegar até as comunidades e oferecer os cursos, o Mulheres Mil faz uma pré-visita às regiões escolhidas para identificar suas potencialidades, conhecer de perto as realidades de cada família, vivenciar o cotidiano das pessoas e seus costumes, além de levantar informações relativas a situação econômica e educacional. Em Rondônia, a previsão é que até o final de 2012 , 800 mulheres sejam beneficiadas. ?Estamos cumprindo nossa missão atendendo a essas comunidades. Essas mulheres serão um diferencial onde vivem?, comenta o reitor substituto do IFRO, Jackson Nunes.

APOIO - As atividades contam com o apoio e parceria de órgãos como: SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), secretarias municipal e estadual de Educação, CONACOBAN (Conselho das Associações e Cooperativas do Médio e Baixo Madeira), JOCUM (Jovens com uma Missão), entre outras entidades.
Executado em sistema de cooperação entre os governos brasileiro e canadense, o programa Mulheres Mil é estruturado em três eixos - educação, cidadania e desenvolvimento sustentável ? possibilitando a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1399 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.